[ANATOMIA] Introdução I
Termos e Planos Anatômicos


Estudar Anatomia exige um vocabulário clínico que define as descrições anatômicas por uma convenção estabelecida. A posição do corpo humano, como também os movimentos, planos de referência e relações são baseadas na "posição anatômica", caracterizada por um corpo:

  • Voltado para frente, em posição ereta;
  • Braços estendidos ao lado do corpo, com as palmas para frente;
  • Pernas juntas e estendidas;
  • Pés separados levemente e voltados para frente.

Tendo como base esse referencial, as descrições anatômicas usam planos que passam através do corpo humano nesta posição. São eles:

Plano Mediano (Sagital Mediano) - Plano vertical que passa através do corpo dividindo-o em metades iguais, direita e esquerda.

Planos Sagitais - Planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano.

Planos Frontais (Coronais) - Plano vertical que passa através do corpo e o divide nas regiões anterior (frontal / ventral) e posterior (dorsal).

Planos Transversos (Horizontais/Axiais) - Planos que fazem ângulos retos com os planos sagitais e frontais, dividindo o corpo nas regiões superior e inferior.


Imaginando que o corpo em posição anatômica esteja dentro de uma caixa de vidro, o "teto" acima da cabeça é o Plano Superior; o "piso" por baixo dos pés é o Plano Inferior. No corpo, aquilo que é caracterizado como Medial está próximo do plano (ou linha) mediana, logo, o que está afastado do plano é chamado de Lateral.

Exemplo: Músculos do Quadríceps Femoral
O chamado Vasto Medial é aquele se encontra próximo ao centro do corpo, por onde passa a "linha" do Plano Mediano (Sagital). E aquele que está distante do plano se chama Lateral.





___________________________________________________________________________________________________________
Referência: NETTER, Frank H.. Atlas de Antomia Humana. 2ª ed.. Porto Alegre: Artmed, 2000. 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.