O que é Fisioterapia?



A Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, prevenção diagnóstico e tratamento de disfunções cinético-funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. O objetivo dessa área é prevenir acometimentos e preservar, desenvolver ou restaurar (reabilitar) a integridade funcional do organismo, utilizando mecanismos terapêuticos como o movimento ativo, movimento passivo, ultrassom, correntes eletromagnéticas, e vários outros. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos desses recursos no tratamento de diversas patologias, através de pesquisas e experimentos.

"A Fisioterapia como profissão nasceu em meados do século XX, quando as duas guerras mundiais causaram um grande número de lesões e ferimentos graves que necessitavam de uma abordagem de reabilitação para reinserir as pessoas afetadas novamente em uma vida ativa. Inicialmente executada por voluntários nos campos de batalha, a Fisioterapia acompanhou as grandes mudanças e transformações do século XX e os profissionais que a desempenhavam souberam agregar novas descobertas e técnicas às suas práticas, sofisticando e desenvolvendo uma ciência própria e um campo específico de atuação, independente das outras áreas da saúde. Ainda uma ciência em construção, os paradigmas da profissão se encontram abertos e em franca evolução, sempre em busca de mais conhecimento cientifico, revertendo-o em prol da comunidade." - Crefito 3

O profissional que atua nessa área é chamado de Fisioterapeuta. Ele deve ser formado num curso superior aprovado pelo Ministério da Educação e ser capaz de realizar uma avaliação funcional, diagnosticar disfunções, reavaliar, prescrever e realizar tratamentos fisioterapêuticos, emitir prognóstico, elaborar projetos de intervenção, prevenção e educação em saúde, e decidir pela alta do tratamento.

Para atuar legalmente, o Fisioterapeuta também precisa ser registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) da sua região. Você pode ler mais a respeito das atribuições profissionais no site do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

O Símbolo da Fisioterapia, aprovado em fevereiro de 2002, é composto por duas serpentes entrelaçadas a um raio, dentro de um camafeu. E o anel de grau deve conter uma esmeralda engastada em aro de ouro, ostentando de um lado duas serpentes entrelaçadas e do outro a figura do raio, ambos na forma decomposta do símbolo.


_________________________________________________________________________________


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.