Introdução Básica à Anatomia e Fisiologia



Antes de entrarmos no primeiro semestre de algum curso da área de saúde, é interessante aprender um pouco sobre as disciplinas e termos que encontraremos nesse período. Para isso, nasceu a coluna "Antes da Faculdade", que trará algumas explicações simples e rápidas para lhe introduzir nesse maravilhoso universo. Vamos ao primeiro post?



O que é Anatomia?

Em termos gerais, a Anatomia é a área da Biologia que estuda a organização estrutural dos seres, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos, além de sua aparência, formato, localização, posição e sua relação com as demais partes do corpo.

O que é Fisiologia?

Basicamente, Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos e se divide em duas grandes áreas, a Fisiologia Animal e a Vegetal.

A Fisiologia Humana é o ramo da fisiologia animal, responsável em analisar e compreender todas as funções do corpo humano, envolvendo estudos sobre embriologia, circulação sanguínea, sistemas e etc.

A Imagem Ampla da Anatomia e Fisiologia

Ter uma "imagem grande", uma visão ampla dos princípios fundamentais de uma determinada disciplina, pode nos ajudar a descrever seus conceitos essenciais e dar uma base de sustentação para o aprofundamento que virá. Assim, no ano de 2007 Joel Michael e seus colegas compilaram uma lista de "Grandes Ideias em Anatomia e Fisiologia" e depois passaram a testar essas idéias com várias pesquisas abrangentes de profissionais e educadores no campo. Eles determinaram que as "Grandes Ideias em Fisiologia" são:

1) Os organismos vivos são mecanismos causais cujas funções devem ser compreendidas pelas aplicações das leis da física e da química. 

2) A célula é a unidade básica da vida. 

3) A vida exige fluxo de informação dentro das células, entre elas, e entre o meio ambiente e o organismo. 

4) Os organismos vivos devem obter matéria e energia do mundo externo. Esta matéria e energia devem ser transformadas e transferidas de maneiras variadas para construir o organismo e para realizar o trabalho. 

5) A homeostase (e a "estabilidade" em um sentido mais geral) mantém o ambiente interno em um estado mais ou menos constante compatível com a vida. 

6) Compreender o comportamento do organismo exige a compreensão da relação entre estrutura e função (em todos e cada um dos níveis de organização). - Basicamente a relação entre Anatomia e Fisiologia.

7) Os organismos vivos desempenham funções em vários níveis de organização simultaneamente. 

8) Toda vida existe dentro de um ecossistema constituído pelos mundos físico-químicos e biológicos. 

9) A evolução fornece uma explicação científica para a história da vida na Terra e os mecanismos pelos quais as mudanças na vida ocorreram.

Certamente, você entende como o corpo humano funciona de maneira básica. Mas, o conhecimento aprofundado gerado pelo curso de graduação, lhe dará uma nova visão a respeito do organismo humano e do ambiente. Uma visão essencial para formar o olhar diferenciado do profissional de saúde.

_________________________________________________________________________________



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.