Melhores Universidades de Fisioterapia (BRASIL)

Depois de escolher a área que você decidiu seguir, é importante verificar qual seria a melhor opção de Universidade/Faculdade para aquele curso específico. Eu não tive a oportunidade de escolher, já que não poderia me mudar de cidade, mas se você contar com essa possibilidade, sempre opte pelo melhor! (Eu gostei muito do meu curso e  dos professores, ta?! Só pra constar rsrs)

Para quem não sabe ou não entende muito como funciona, todo ano a Folha de São Paulo divulga o Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação do Ensino Superior do Brasil realizada desde o ano de 2012. Os dados utilizados por eles são coletados em bases de periódicos científicos, patentes brasileiras, do Ministério da Educação e em pesquisas nacionais de opinião pública realizadas pelo tão conhecido Datafolha. Atualmente, o RUF mais recente é o de 2016, que contém duas categorias: Ranking de Universidades, onde estão classificadas 190 universidades brasileiras a partir dos indicadores de pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado, e o Ranking de Cursos, onde é possível encontrar uma avaliação de cada uma das 40 graduações com mais ingressantes no país.

Para entender melhor os indicadores do Ranking de Cursos, segue o infográfico abaixo:

RUF - Folha de São Paulo
O RUF une todas essas informações e cria uma classificação, dessa forma, nem sempre a melhor universidade no quesito Avaliação de Mercado estará no topo, certo? Agora, voltemos ao nosso foco: Afinal, qual a melhor faculdade de fisioterapia do Brasil?


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualmente lidera o ranking como a melhor universidade de fisioterapia do país, seguida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e pela famosa Universidade de São Paulo (USP). Para ver a  lista completa e os motivos de cada classificação, visite o site Ranking de Cursos - RUF 2016 - Fisioterapia.

O curso de Fisioterapia da UFMG é ofertado desde 1979 e faz parte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade, localizada em Belo Horizonte. Atualmente, a coordenadora do curso é a Dra. Daniela Virgínia Vaz, Ph.D. pela University of Connecticut, que conta com uma equipe de docentes Mestres e Doutores.

Sei que muitos de vocês também podem estar na mesma situação que eu estive e não terem a possibilidade de se mudar para outra cidade/estado para estudar. O RUF também possui filtros de pesquisa, onde você pode selecionar seu estado e cidade, além do tipo de faculdade, pública ou privada.

Dito tudo isso, gostaria que se lembrassem de duas coisas:

1) Qualquer caminho serve para quem não sabe onde quer chegar. Se você sabe o que quer, sabe que tipo de profissional quer ser, não tenha medo e corra atrás dos seus sonhos!

2) O seu sucesso só depende de você! Se não conseguir entrar numa federal, não pare no tempo, continue estudando e se esforçando! Sei que o local do nosso diploma é algo muito observado nos currículos, mas não é um pedaço de papel que vai definir quem você é e o que pode fazer. Estude! Lute! Dê o máximo de si! E tudo valerá a pena.

Grande abraço!
_________________________________________________________________________________



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.